A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu o segundo dos seis aviões P-3C, provenientes do Governo da República Federal da Alemanha. A segunda aeronave aterrou na sexta-feira na Base Aérea N.º 11, em Beja.

Segundo a FAP, o voo de transferência deste segundo avião, realizado duas semanas após a chegada do primeiro, é resultado do esforço e da estreita colaboração entre os setores de Manutenção e Operações da Esquadra 601, a Gestão do Sistema de Armas P-3C, a Autoridade Aeronáutica Nacional e a Marinha Alemã. Esses elementos foram cruciais para o êxito desta fase desafiadora do projeto de transição.

É importante ressaltar que a aquisição dessas aeronaves ocorreu através de um contrato estabelecido entre os governos português e alemão. Este contrato engloba todo o inventário da frota P-3C disponibilizado pela República Federal da Alemanha, incluindo seis aeronaves, conjuntos de atualização Mid-Life Upgrade (MLU), peças, equipamentos de apoio e bancadas de teste, além dos simuladores de voo e procedimentos táticos.