A convite da TAP Air Portugal, a Aviação TV viajou para São Francisco, nos Estados Unidos, no decorrer da celebração do quinto aniversário desta rota.
A 10 de junho de 2019, a TAP Air Portugal inaugurou a rota direta para São Francisco, marcando um importante passo na expansão da companhia aérea nos Estados Unidos. Este novo voo entre Lisboa e São Francisco passou a oferecer aos passageiros uma ligação direta entre Portugal e a icónica cidade da Califórnia. A iniciativa integrou a estratégia de crescimento da TAP, visando atender à crescente procura por viagens transatlânticas e estabelecer a presença da companhia na costa oeste dos Estados Unidos. Com esta nova rota, a TAP não apenas ampliou o seu alcance, mas também facilitou o intercâmbio cultural e económico entre as duas regiões, consolidando a sua posição como um player significativo nas ligações do Atlântico Norte.
Viajámos a bordo de um dos Airbus A330-900neo da TAP, naquela que é a viagem mais longa da companhia. Equipados com um sistema de entretenimento que oferece um vasto leque de opções aos passageiros, toda a frota A330neo da TAP dispõe de ligação à internet, o que é especialmente relevante para voos com uma duração próxima das 12 horas, permitindo aos passageiros comunicar através do plano gratuito para aplicações de messaging, ou até trabalhar através de um dos planos pagos e que podem ser ajustados à medida das necessidades dos passageiros.
Para além do serviço composto por duas refeições, os voos para São Francisco, oferecem aos passageiros uma área de self-service junto à galley com snacks e bebidas que estão à disposição dos passageiros entre refeições.
São Francisco, uma das cidades mais vibrantes dos Estados Unidos, é conhecida pelas suas icónicas atrações turísticas. A marcar a baía encontramos a Ponte Golden Gate, com sua majestosa estrutura vermelha e que é um símbolo mundialmente reconhecido, enquanto a Bay Bridge oferece vistas espetaculares de toda a baía de São Francisco. O Fisherman’s Wharf e, em especial, o Pier 39 são destinos populares, repletos de restaurantes, lojas e leões-marinhos que encantam os visitantes. Os amantes da natureza encontram no Golden Gate Park um vasto oásis verde, que abriga jardins e trilhas pitorescas, para além dos museus.
A cidade tem em Chinatown um enclave cultural dinâmico, repleto de lojas e restaurantes autênticos. O bairro Mission é famoso pela vida artística e oferta gastronómica, bem perto do Dolores Park, que oferece um espaço perfeito para relaxar e desfrutar de vistas panorâmicas sobre a cidade. Nesta abundante lista de destaques, passamos pelo bairro de North Beach, com a sua influência italiana e vida noturna animada.
São Francisco tem muito mais para oferecer a todos aqueles que visitam a cidade, seja por lazer ou em negócios, dada a sua proximidade com Silicon Valley e todo o ecossistema empresarial pulsante e diversificado.
Para celebrar o quinto aniversário da rota São Francisco-Lisboa, a TAP realizou uma cerimónia no SFO Museum, o museu do Aeroporto de São Francisco, localizado no Terminal Internacional. Kevin Bumen, Chief Financial and Commercial Officer do aeroporto, destacou a importância da rota para Lisboa e assinalou o empenho de ambas as entidades no fortalecimento da ligação após o impacto da pandemia de COVID-19. A cerimónia foi conduzida por Fernanda Ottavio, Market Manager da TAP para a América do Norte, que revelou que a companhia já transportou mais de 320 mil passageiros nesta rota desde o voo inaugural, destacando os bons resultados desta aposta em São Francisco. Foram igualmente enaltecidos os resultados do programa Portugal Stopover da TAP, com uma elevada procura por parte dos clientes do mercado norte-americano. A responsável apresentou a assistente de bordo já reformada, Maria Isabel Camacho-Santos, a primeira tripulante de bordo madeirense da companhia, que doou ao museu peças da farda dos anos 60 do século passado. A companhia nacional doou igualmente vários artigos vintage das décadas de 60 e 70. A curadora do museu, Alisa Eagleston-Cielewicz, agradeceu todos os donativos, que irão agora integrar a coleção permanente do SFO Museum, que dispõe de um vasto espólio de peças históricas que atravessam várias décadas da história da aviação em São Francisco.
A culminar o dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e como parte da celebração dos cinco anos da rota da TAP, o Aeroporto de São Francisco iluminou a fachada do Terminal Internacional com as cores da bandeira portuguesa.
Na ocasião, a TAP Air Portugal realizou ainda uma iniciativa especial na porta de embarque do voo com destino a Lisboa. Em ambiente festivo, todos os passageiros foram surpreendidos com brindes e os deliciosos pastéis de nata, uma iguaria tradicional bem portuguesa. A ação não só comemorou o sucesso da rota, como também proporcionou uma experiência única e memorável aos passageiros, reforçando a hospitalidade e o espírito acolhedor da TAP. Essa celebração destacou a importância da ligação entre São Francisco e Lisboa, promovendo o turismo e as trocas comerciais com o nosso país e a ligação à diáspora portuguesa na Califórnia.
A partir de 17 de junho de 2024, esta rota terá um reforço na oferta, passando a operar com seis frequências semanais até o final do período de verão. Esta ampliação reflete a crescente procura por viagens entre as duas cidades e a confiança da companhia aérea no potencial deste mercado. Com mais opções de voos, os passageiros terão maior flexibilidade e conveniência para planear as suas viagens, seja a negócios ou lazer. A TAP continua a investir na expansão e melhoria de suas rotas, fortalecendo o posicionamento da companhia nas ligações entre a América do Norte e a Europa.