A Força Aérea Portuguesa acaba de integrar quatro novos helicópteros destinados à prevenção e combate aos incêndios florestais.
Numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1), em Ovar, foram apresentados dois helicópteros AW119 Koala e dois UH-60 Black Hawk. Esses recursos foram adquiridos por meio dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Os dois helicópteros AW119 Koala agora fazem parte da frota da Esquadra 552 – “Zangões”, com uma designação permanente para a missão de vigilância e apoio no combate aos incêndios rurais, fornecendo suporte às operações no terreno.
Enquanto os UH-60 Black Hawk foram adquiridos para missões de combate aéreo e apoio operacional em terra, eles serão estacionados na futura Base Aérea N.º 8, antes conhecida como AM1. Estes dois helicópteros são os pioneiros de um conjunto de seis, que irão integrar a frota até 2026. Dada a natureza exigente dessa missão, as tripulações da Força Aérea responsáveis pela operação dos UH-60 Black Hawk passarão por um intenso programa de formação até 2026, visando garantir uma capacidade operacional com máxima segurança.
O Governo Português transferiu em 2018 a responsabilidade dos recursos estatais para o combate a incêndios para a gestão da Força Aérea. Os quatro helicópteros agora em operação são apenas o início de um conjunto de 11 a serem operados pela Força Aérea, compostos por dois AW119 Koala, seis UH-60 Black Hawk e mais três que serão adquiridos por meio de um novo concurso.
O AW119 Koala é um helicóptero monomotor altamente versátil, capaz de realizar uma ampla gama de missões. Estas incluem patrulhamento e observação para auxiliar no combate a incêndios rurais, treino de voo básico e avançado, operações de busca e salvamento e evacuações médicas. Pode transportar até sete passageiros (além do piloto), uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1400 kg em carga suspensa.
O UH-60 Black Hawk é um helicóptero utilitário bimotor de médio porte. A tripulação é composta por dois pilotos, com capacidade para transportar até 12 passageiros na cabine e uma capacidade de descarga de 2950L de água. Com uma autonomia de voo de 2 horas e meia, pode percorrer até 555 km e atinge uma velocidade máxima de 314 km/h.