A Emirates espera finalmente receber os seus primeiros aviões Boeing 777X até ao final de 2026, segundo afirmou o presidente e CEO da companhia aérea, Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, durante uma mesa-redonda com jornalistas na Arabian Travel Market, no Dubai. A confirmação surge apesar de, no início do ano, a transportadora ter manifestado incertezas quanto à possibilidade de as entregas ocorrerem dentro desse prazo. A Emirates aguarda actualmente a entrega de 205 unidades do 777X, sendo o maior cliente mundial deste modelo.
Inicialmente prevista para 2020, a chegada do 777X – evolução do bem-sucedido Boeing 777 – tem sido adiada repetidamente devido a um processo de certificação exigente e a problemas na produção. Estas dificuldades foram agravadas por um escrutínio mais rigoroso por parte da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), especialmente após os incidentes envolvendo o 737 MAX.
Investimento em retrofits enquanto se aguardam os novos aviões
Face aos atrasos nas entregas dos 777X, a companhia sedeada no Dubai está a investir na renovação dos seus aviões já em operação, nomeadamente os Airbus A380 e os Boeing 777-300ER. Estima-se que este programa de modernização represente um investimento na ordem dos 5 mil milhões de dólares. Sheikh Ahmed confirmou que cerca de 90% da frota da Emirates será alvo de melhorias.
Algumas destas aeronaves já modernizadas estão a ser introduzidas em rotas internacionais. A companhia anunciou que os A380 com cabinas renovadas começarão a operar para destinos como Bangkok, Hong Kong, Nice e Perth, enquanto os Boeing 777 actualizados servirão cidades como Madrid, Kuala Lumpur, Phuket, Frankfurt e Dublin. O vice-presidente e director comercial da Emirates, Adnan Kazim, destacou:
“O reforço do nosso programa de renovação permitirá que, até ao final deste ano, a Emirates se afirme como uma das líderes mundiais na oferta da classe Premium Economy. Nos próximos dois anos, consolidaremos essa posição de forma definitiva.”
Planos para expandir a frota
Em entrevista à Bloomberg a 29 de Abril de 2025, Sheikh Ahmed revelou que a companhia está em negociações com vista à aquisição de mais aviões, embora não tenha especificado os modelos em consideração. Qualquer novo acordo deverá ser anunciado durante o Dubai Airshow 2025.
A Emirates já havia indicado anteriormente interesse em adquirir mais Boeing 777X e Airbus A350. Actualmente, está a começar a receber as primeiras unidades do A350, embora tenha optado exclusivamente pela versão -900, evitando o modelo -1000 devido a preocupações com os motores Rolls-Royce, que o presidente Tim Clark considerou pouco duráveis.
A empresa tem 61 A350-900 encomendados e espera receber 12 até ao final de 2025. A frota da Emirates é composta por 270 aeronaves, com uma idade média de 15,2 anos, incluindo 141 Boeing 777, 118 Airbus A380, quatro A350-900 já entregues, um Airbus ACJ319 e seis Boeing 747 arrendados com tripulação.