O primeiro A350-900 da Edelweiss, com matrícula HB-IHF, chegou ao Aeroporto de Zurique (ZRH) proveniente do Aeroporto de Lourdes (LDE) às 15:00 de quinta-feira, 13 de março, operando como voo WK5159. A Edelweiss começará a operar regularmente com o A350 a partir de 1 de abril.

A chegada do A350 representa um marco importante no programa de renovação da frota da Edelweiss Airlines. A companhia aérea está a substituir a sua frota envelhecida de Airbus A340-300 por seis aeronaves de segunda mão Airbus A350-900. Estes aviões, que anteriormente pertenciam à LATAM Airlines, oferecem uma maior eficiência no consumo de combustível, menores emissões e um melhor conforto para os passageiros. Devido a desafios na cadeia de abastecimento, as primeiras quatro aeronaves entrarão em serviço com pequenas modificações, antes de passarem por uma reforma completa da cabine nos próximos anos.

Adicionalmente, a SWISS deverá receber o seu primeiro Airbus A350 ainda este ano, com um total de 16 A350s a juntar-se às frotas combinadas da Edelweiss e da SWISS nos próximos anos.

O Airbus A350 é reconhecido como uma das aeronaves de longo curso mais amigas do ambiente. A sua fuselagem leve, reforçada com fibra de carbono, aerodinâmica avançada e motores de nova geração contribuem para economias de combustível de até 25% em comparação com aeronaves mais antigas, como o A340-300. Além disso, o A350 gera até 50% menos ruído, tornando-se uma das aeronaves de fuselagem larga mais silenciosas em operação atualmente.

O CEO da Edelweiss, Bernd Bauer, destacou que esta modernização da frota é um marco importante para a companhia aérea, posicionando-a como uma das frotas de longo curso mais jovens da Europa até 2026. A companhia planeia colocar o A350 em várias rotas de férias, ligando a Suíça a destinos na América, África, Ásia, Médio Oriente e Oceano Índico.