A Airbus anunciou que a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) concedeu a certificação de tipo ao Airbus A321XLR equipado com motores Pratt & Whitney GTF.

Este marco segue a certificação, obtida em julho de 2024, da versão do A321XLR com motores CFM LEAP-1A e abre caminho para a entrada em serviço das primeiras unidades equipadas com motores Pratt & Whitney ainda este ano.

O CEO da Airbus Commercial Aircraft, Christian Scherer, destacou a importância deste modelo: “O A321XLR já comprova a sua versatilidade em operações transatlânticas diárias. Agora, com a certificação da variante com motores GTF, mais companhias poderão integrar esta aeronave inovadora às suas frotas. Além disso, os passageiros beneficiarão de novas ligações diretas entre cidades, aliadas a um elevado nível de conforto a bordo.”

Este modelo complementa as aeronaves widebody dentro das frotas das companhias aéreas, proporcionando flexibilidade para aumentar a capacidade, inaugurar novas rotas ou manter operações em mercados com variação de procura. Além disso, o A321XLR reduz o consumo de combustível por assento em 30% em comparação com aeronaves da geração anterior.

A cabine Airspace do A321XLR foi projetada para oferecer uma experiência mais confortável em voos de longa duração, independentemente da classe de serviço.

O primeiro voo do A321XLR ocorreu em junho de 2022 e, desde a sua entrada em operação em 2024, o modelo já acumula mais de 500 pedidos.