A Air Canada vai estrear uma nova ligação aérea entre Montreal e o Porto. A rota terá início a 4 de junho, com três frequências semanais, prolongando-se até ao final de setembro.
Esta nova operação, inicialmente anunciada no verão passado, foi agora confirmada pela representante da companhia em Portugal, Raquel Serra Pinto.
Raquel Serra Pinto revelou que a transportadora aérea canadiana tem uma “perspetiva otimista” relativamente às operações previstas para o verão de 2025 em Portugal e noutros destinos da União Europeia. Segundo a responsável, a Air Canada está a apostar na expansão da rede, com o lançamento de novas rotas e o reforço da capacidade em rotas já existentes.
Além da ligação ao Porto, a companhia vai também inaugurar novas rotas com destino à Itália e à República Checa. A partir de maio, serão operados três voos semanais entre Toronto e Nápoles, assim como entre Toronto e Praga.
No que toca a Portugal, a Air Canada já dispõe de voos regulares de Lisboa para Toronto e Montreal. De acordo com Raquel Serra Pinto, estas operações registaram um aumento de capacidade em 2024, refletindo a forte procura do mercado canadiano pelo destino português.
A ligação entre Porto e Montreal, que marca a primeira operação da Air Canada para o aeroporto portuense e a terceira para Portugal, foi destacada pelo Turismo de Portugal, que sublinhou o seu potencial para o turismo nacional.
Segundo dados do Turismo de Portugal, o mercado canadiano tem vindo a ganhar relevância. Em 2023, o Canadá ocupou a décima posição entre os principais mercados externos em dormidas em território português, com uma quota de 2,7%. Também se posicionou como o nono mercado em número de hóspedes, representando 3,3% do total.
No ano passado, o turismo proveniente do Canadá registou um crescimento expressivo: as dormidas aumentaram 56,9% e os hóspedes subiram 54,5% em comparação com 2022. No total, Portugal acolheu 593,8 mil visitantes canadianos, que geraram 1,472 milhões de dormidas.