O Governo está a considerar alienar pelo menos 49% do capital da TAP, num processo de privatização que deverá ter início em março e poderá estar concluído até meados de 2026, segundo informações divulgadas esta terça-feira pela Bloomberg.

De acordo com a agência financeira, que cita fontes próximas do processo, a venda desta participação na companhia aérea começará em março de 2025 e poderá ser finalizada até ao final do ano ou durante a primeira metade de 2026.

O Executivo reuniu-se recentemente com potenciais interessados na aquisição da transportadora aérea nacional, no contexto do processo de reprivatização delineado pelo anterior Governo socialista. Embora o objetivo inicial fosse concluir o processo em 2024, este acabou por ficar em suspenso devido à mudança governativa.

Três dos maiores grupos aéreos europeus – Lufthansa, Air France-KLM e IAG – já demonstraram interesse na operação.

O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, afirmou que a reprivatização avançará a um ritmo mais rápido após a aprovação do Orçamento do Estado, prevista para o final de novembro. No entanto, esclareceu que, apesar do consenso quanto à privatização, ainda não há acordo sobre a percentagem exata a ser vendida.