A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o regulador brasileiro, informou hoje, 6 de fevereiro, que concedeu autorização à companhia aérea portuguesa EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A. para realizar voos regulares de e para o Brasil.
O documento agora publicado permite à EuroAtlantic oferecer serviços regulares de transporte aéreo internacional de passageiros e carga com origem ou destino em território brasileiro. A autorização foi formalizada pela Portaria n.º 16.300, de 3 de fevereiro de 2025, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.
A companhia já operava no Brasil através de voos charter e, recentemente, um dos seus Boeing 777 foi contratado pela Azul Linhas Aéreas. Com esta nova autorização, a empresa terá a possibilidade de oferecer ligações regulares entre o Brasil e a Europa.
A aprovação foi concedida após o cumprimento de todas as exigências regulatórias da ANAC do Brasil, incluindo a comprovação da capacidade operacional e a conformidade com as normas de segurança. A EuroAtlantic terá autonomia para negociar diretamente com os operadores aeroportuários as rotas e frequências dos voos.
A ANAC destaca que esta decisão contribui para o aumento da oferta de transporte aéreo no Brasil, promovendo a concorrência e ampliando as opções para passageiros e o setor logístico.
A companhia portuguesa prepara-se para lançar ligações entre Lisboa e um dos principais aeroportos brasileiros, com o objetivo de avaliar o mercado e estudar futuras operações domésticas no país, onde tem planos para estabelecer uma nova companhia aérea.