A Airbus anunciou a suspensão de todas as operações de voo da sua subsidiária Airbus Beluga Transport (BCO, Toulouse Blagnac), iniciando o processo de encerramento da unidade. Os quatro A300-600ST Beluga que integravam a frota serão devolvidos ao AOC da Airbus Transport International (ATI).
O último voo da Airbus Beluga Transport, com o código ‘BGA’, foi realizado no dia 17 de janeiro de 2025. A aeronave F-GSTB (msn 751) partiu de Bordéus Mérignac com destino a Toulouse Blagnac. As restantes três aeronaves da frota encontram-se armazenadas.
Um porta-voz da Airbus confirmou a decisão de encerrar o negócio de transporte da Airbus Beluga Transport, que se dedicava a missões de carga de grandes dimensões. “Todos os voos operados pela frota BelugaST estão suspensos. O processo de encerramento foi iniciado recentemente, e ainda é cedo para definir uma data de conclusão. Durante este período, uma das nossas prioridades é apoiar os colaboradores no âmbito do processo social”, afirmou o porta-voz.
Embora a Airbus não tenha revelado oficialmente os motivos para o encerramento, uma carta enviada aos clientes indica que a decisão foi motivada por “fatores económicos”. O futuro das aeronaves A300-600ST ainda está em discussão, sendo que o possível regresso à operação pela Airbus Transport International dependerá do planeamento em curso.
A Airbus Beluga Transport foi criada em meados de 2022 com o objetivo de oferecer as características únicas do A300-600ST ao mercado de transporte de carga de grandes dimensões. Estas aeronaves, com carregamento frontal, eram anteriormente utilizadas pela Airbus para transportar componentes de grande porte entre as suas linhas de produção. A subsidiária obteve a certificação em dezembro de 2023.
Entretanto, a Airbus Transport International substituiu gradualmente os BelugaST pelos A330-700ST BelugaXL, modelos de maior capacidade. Atualmente, opera seis unidades do BelugaXL, tendo recebido a última aeronave em meados de 2024.