No ano passado, o site Aviation Safety Network assinalou 190 ocorrências envolvendo aeronaves, a maioria sem vítimas mortais. Dos acidentes registados, o mais fatal aconteceu na Coreia do Sul.
Coreia do Sul
A queda de um Boeing 737-800 da Jeju Air Seul no dia 29 de dezembro foi o desastre aéreo com mais fatalidades em solo sul-coreano, resultando em 179 vítimas mortais. Apenas dois membros da tripulação sobreviveram. O voo internacional 7C2216 seguia de Bangkok, na Tailândia, com destino a Muan, a 340 km da capital da Coreia do Sul, Seul.
Brasil
No dia 9 de agosto, o voo regional 2283 da Voepass, um turboélice ATR-72 com origem em Cascavel (PR) com destino a São Paulo, caiu na cidade de Vinhedo (SP), matando as 62 pessoas que iam a bordo. Tornou-se no acidente mais fatal da aviação no Brasil desde o voo TAM 3054, em 2007.
Também no Brasil, um pequeno avião particular, um bimotor Piper PA-42-1000, caiu no centro da cidade de Gramado (RS), no dia 22 de dezembro. O acidente causou 10 vítimas mortais que seguiam na aeronave e feriu 17 pessoas que estavam em terra.
Cazaquistão
O voo internacional JE-8243 da Azerbaijan Airlines, um Embraer E190, que descolou de Baku, no Azerbaijão, com destino a Grozny, na Rússia, caiu junto à cidade de Aktau, no Cazaquistão. A queda, no dia de natal, provocou 38 vítimas mortais. O acidente foi alegadamente causado por anti-aéreas russas.
Nepal
No Nepal, um Bombardier CRJ-2000ER, um avião de passageiros da companhia Saurya Airlines caiu e incendiou-se ao descolar de Katmandu (capital do Nepal) com destino ao aeroporto de Pokhara (Nepal), no dia 24 de julho. Das 19 pessoas a bordo apenas o piloto sobreviveu.
Malawi
No dia 10 de junho, o avião militar Dornier 228-202K, onde seguia o vice-presidente do Malawi, Saulos Klaus Chilima, e outras nove pessoas caiu, provocando a morte de todos os passageiros a bordo. A aeronave fazia a ligação entre Lilongwe (capital do Malawi) para Mzuru.
Tailândia
O voo doméstico TFT209, um Cessna Caravan 208B com o nome de Thai Flying Service, que partiu do aeroporto de Suvarnabhumi em direção à província tailandesa de Trat, caiu a cerca de 100 quilómetros de Bangkok, no dia 22 de agosto. As nove pessoas que seguiam a bordo morreram.
Canadá
No Canadá, seis pessoas morreram depois de um avião da Northwestern Air (BAe 3212 Jetstream 32) cair perto de Fort Smith (Estados Unidos da América), a 23 de janeiro. Quatro passageiros e dois membros da tripulação morreram no acidente, apenas um passageiro sobreviveu.
Japão
Um avião da Japan Airline (JAL) embateu com uma aeronave menor da Guarda Costeira na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio. O acidente aconteceu no dia 2 de janeiro e todas as 379 pessoas a bordo do avião da JAL, um Airbus A350-941, sobreviveram. Os cinco tripulantes que seguiam na aeronave na guarda costeira não sobreviveram.
Singapura
Um Boeing 777-300ER na Singapore Airline fazia a rota Londres-Singapura, quando sofreu uma forte turbulência que obrigou a uma aterragem de emergência em Bangkok. O acidente aconteceu no dia 21 de maio e vitimou um passageiro (suspeito de ataque cardíaco) e feriu outros 30.