Um Boeing 737-800 da companhia aérea de baixo custo sul-coreana Jeju Air, com a matrícula HL-8088, sofreu um grave acidente após a aterragem na manhã deste domingo, 29 de dezembro, no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul.
A aeronave, que vinha de Bangkok, na Tailândia, saiu da pista por uma das cabeceiras e colidiu com um muro do aeroporto, ao tentar uma aterragem de emergência sem o trem de aterragem. Após o impacto, o avião explodiu e pegou fogo, conforme mostram imagens de câmeras de segurança do local que foram partilhadas na internet.
As imagens indicam que o avião pode ter aterrado com os trens principal e dianteiro retraídos, o que teria contribuído para a aceleração e a saída descontrolada da pista.
De acordo com a agência de notícias sul-coreana ‘Yonhap’, estavam 175 passageiros e seis tripulantes a bordo. Inicialmente, as autoridades aeroportuárias informaram a existência de sobreviventes, mas o número de mortos é temido como sendo elevado.
Algumas fontes revelam que a maioria das pessoas a bordo perderam a vida neste grave acidente, mas ainda não há neste momento confirmação oficial.
A aeronave, com 15 anos de serviço, foi originalmente parte da frota da companhia aérea de baixo custo Ryanair, sendo adquirida pela Jeju Air em 2017.