A TAP Air Portugal comemora este ano 15 anos de voos diretos entre Varsóvia e Lisboa, duas capitais que estão nos extremos da União Europeia.
A apenas quatro horas de voo, a Polónia revela-se um país vibrante, cheio de cultura, gastronomia e História em cada esquina. Motivos que reforçam o interesse turístico dos Clientes TAP, não só dos que partem de Portugal, mas dos que viajam na rede da Companhia. De recordar que a TAP tem atualmente seis voos diretos para Varsóvia, com partida de Lisboa. O aumento de turistas brasileiros no país é um dos exemplos da procura por este destino, como destacou Agata Witolawska, diretora do Turismo da Polónia para Portugal e Espanha.
Para 2024 e 2025, o Mercado de Natal de Gdansk foi eleito como o Melhor Mercado de Natal Europeu e tornou-se mais um ponto de interesse neste país, onde a época festiva é vivida de forma intensa em todas as cidades.
O maior castelo do mundo em tijolo, fundado pela Ordem Teutónica, fica em Malbork, a pouca distância da Cidade Tripartida de Gdansk, Sopot e Gdynia e vale a pena um desvio para o visitar. Começou a ser construído no século XIII e foi destruído e reconstruído inúmeras vezes ao longo dos séculos, mas permite ainda perceber como ali se vivia em tempos medievais.
Em Gdansk destaca-se ainda o Centro Europeu da Solidariedade, um Museu dedicado ao Solidarność. Este movimento sindical nasceu em 1980, liderado por Lech Walesa, e acabaria por mudar a Polónia, um país que está do outro lado da União Europeia, mas que tem muitos pontos de contacto com Portugal.