Várias de pessoas perderam a vida, nesta quarta-feira 25 de dezembro, na sequência da queda de um avião de passageiros com 67 pessoas a bordo no Cazaquistão, de acordo com as autoridades locais.
As autoridades comunicaram que existem pelo menos 28 sobreviventes, três são crianças. Alguns dos feridos estão em estado muito grave.
O avião, um Embraer 190 (matrícula 4K-AZ65), operado pela Azerbaijan Airlines, despenhou-se quando tentava fazer uma aterragem de emergência perto da cidade de Aktau.
O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines estava a caminho da capital do Azerbaijão, Baku, para Grozny, na Rússia. Os relatórios dizem que foi desviado por causa do nevoeiro.
Vídeo verificado pela agência noticiosa Reuters mostra o avião a dirigir-se para o solo a alta velocidade, com o trem de aterragem baixado.
A companhia aérea disse que o avião “fez uma aterragem de emergência” a cerca de 3 km (1,9 milhas) de Aktau.
Descolou de Baku às 03h55 GMT desta quarta-feira e o acidente ocorreu cerca das 06h28, mostraram dados do sites de seguimento de voos.
Estavam 62 passageiros e 5 tripulantes a bordo da aeronave, informou o Ministério dos Transportes.
A maioria dos passageiros a bordo eram cidadãos do Azerbaijão, mas também alguns passageiros da Rússia, Cazaquistão e Quirguistão.
Imagens de vídeo não verificadas mostraram serviços de emergência a apagar um incêndio e a retirar pessoas dos destroços.
O governo iniciou uma investigação sobre as causas deste acidente. A Embraer disse à imprensa que está “pronta para ajudar as autoridades”.