A Boeing e a Pegasus Airlines anunciaram hoje que a principal transportadora de baixo custo da Turquia vai crescer e modernizar a sua frota de corredor único com uma encomenda de até 200 aviões Boeing 737 MAX. A compra da companhia aérea inclui uma encomenda firme de 100 jatos B737-10 – além de opções para mais 100.
O maior modelo da família 737 MAX, o 737-10 pode transportar até 230 passageiros com um alcance de até 5.740 km (3.100 milhas náuticas), ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível e as emissões em 20% em comparação com os aviões que substitui. A eficiência e flexibilidade do avião permitirão à Pegasus Airlines servir mais passageiros em mais rotas com o menor custo por lugar de qualquer avião de corredor único.
“As aeronaves Boeing têm sido parte integrante das nossas operações desde que a Pegasus entrou na indústria da aviação em 1990”, disse Güliz Öztürk, CEO da Pegasus Airlines. “Temos o prazer de expandir a nossa frota com o novo modelo Boeing 737-10.”
Ozturk acrescentou: “No âmbito do nosso acordo com a Boeing, encomendámos um total de 200 aviões Boeing 737-10. Os primeiros 100 aviões são encomendas firmes e estaremos a avaliar a conversão das restantes 100 opções de aeronaves em encomendas firmes nos próximos anos, com base nas condições do mercado e nas necessidades da nossa frota.”
A Pegasus Airlines iniciou operações com o Boeing 737 Classic há quase 35 anos. O 737-10 irá complementar a frota de 737 de última geração da companhia aérea, proporcionando uniformidade operacional e flexibilidade para satisfazer a crescente procura de viagens.
“Temos sido um parceiro orgulhoso da Pegasus Airlines desde a sua criação e estamos entusiasmados por recebê-los como o mais recente cliente do 737 MAX”, afirma Stephanie Pope, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Agradecemos a confiança depositada na equipa da Boeing e esperamos cumprir o 737-10 e a sua promessa de maior eficiência, versatilidade e fiabilidade”.
À medida que as companhias aéreas de baixo custo continuam a impulsionar o crescimento regional e a conectividade, o 737-10 irá apoiar a Pegasus Airlines no alcance de novos mercados na Europa, Médio Oriente, Ásia Central e África. O Commercial Market Outlook da Boeing prevê que as operadoras europeias e da Ásia Central recebam cerca de 7.900 aviões de corredor único nos próximos 20 anos.
“Quando considerado no âmbito da Iniciativa Aeroespacial Nacional da Boeing lançada com o governo turco em 2017, o nosso pedido também abrirá novas portas e criará oportunidades de produção e exportação tanto para os fabricantes turcos como para a indústria da aviação em geral”, disse Öztürk .
A compra de 100 jatos 737-10 pela Pegasus Airlines elevará o total de encomendas da variante 737 MAX para mais de 1.200 aviões.
Constituída em 1990, a Pegasus foi adquirida pela ESAS Holding em 2005 e lançada como uma transportadora regular de baixo custo. Como uma das principais companhias aéreas de baixo custo da região, a Pegasus acredita que todos têm o direito de voar e oferece aos seus hóspedes a oportunidade de viajar com tarifas baixas e aviões jovens através do seu modelo de baixo custo. Em 2018, a Pegasus adotou o lema Your Digital Airline e transporta os seus passageiros para 144 destinos, sendo 35 na Turquia e 109 na sua rede internacional, em 53 países. A Pegasus opera voos de ligação entre Türkiye e a Europa, Norte de África, Médio Oriente e Ásia Central através de voos ponto a ponto e voos de ligação através de Türkiye. A Pegasus oferece tecnologias digitais e inovações únicas que melhoram a experiência do hóspede e faz esforços abrangentes para um futuro mais limpo, mais igualitário e harmonioso em conjunto, com a missão de Rumo a um Futuro Sustentável.