A TAAG – Linhas Aéreas de Angola firmou recentemente um contrato de longo prazo com a Lufthansa Technik para serviços de manutenção e inspeção dos componentes da nova frota de longo curso Boeing 787 da companhia angolana.

Com a chegada do primeiro Boeing 787-9, prevista para fevereiro de 2025, os modelos 787-9 e 787-10 da TAAG passarão a beneficiar do programa Total Component Support (TCS) da Lufthansa Technik, empresa alemã especializada em manutenção, reparação e revisão (MRO). Este acordo tem uma duração inicial de 12 anos.

Além disso, a Lufthansa Technik dará apoio à TAAG no Programa de Inspeção de Produção de Aeronaves (APIP), que incluirá tanto os novos Boeing 787 como a frota de Airbus A220 que a companhia está a integrar.

O programa TCS oferecerá à TAAG acesso a um amplo portfólio de peças sobresselentes, aumentando a disponibilidade de componentes para os modelos Dreamliner, o que resultará em economias significativas. O contrato também abrange serviços clássicos de manutenção de componentes, suporte AOG (Aircraft On Ground), e operações logísticas relacionadas ao fornecimento de peças. A colaboração próxima entre as empresas deverá otimizar as operações técnicas da companhia angolana.

Os especialistas da Lufthansa Technik, com profundo conhecimento técnico em aeronaves de última geração, irão assegurar a qualidade dos novos modelos da TAAG ainda antes da entrega. No âmbito do APIP, estes profissionais irão acompanhar o processo de produção diretamente nas instalações de fabrico, garantindo a aceitação das aeronaves. Este serviço será prestado tanto para os Boeing 787 quanto para os Airbus A220, sendo que o primeiro exemplar deste último modelo já foi entregue em setembro passado.