A TAP Air Portugal anunciou o regresso dos voos para Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, no Brasil, a partir de 1 de abril, menos de um ano após a suspensão da ligação devido às inundações que afetaram a região e danificaram a infraestrutura do aeroporto.
A operação será retomada com três frequências semanais, às terças, quintas e sábados, utilizando aeronaves A330-900neo, com capacidade para 298 passageiros.
O retorno das ligações ocorre na época estimada por Carlos Antunes, diretor de Vendas da TAP para as Américas, que havia previsto o reinício entre o final de março e o início de abril.
Já esta quinta-feira, 19 de dezembro, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, voltará a receber voos internacionais, marcando o restabelecimento das operações interrompidas pelas inundações.
A partir de abril, os voos da TAP sairão de Lisboa às 13h05, com chegada a Porto Alegre às 20h25, horários locais. No sentido inverso, a partida de Porto Alegre será às 21h55, chegando a Lisboa às 12h45 do dia seguinte. Com duração de 11h20, esta é uma das rotas mais extensas operadas pela companhia.
Em comunicado, a TAP recorda que o Aeroporto Internacional Salgado Filho foi fechado em 3 de maio, após as autoridades locais declararem estado de calamidade devido às chuvas intensas, que causaram grandes inundações e comprometeram a infraestrutura aeroportuária.
A companhia reforça a sua posição como a transportadora com maior número de voos entre a Europa e o Brasil, oferecendo quase 100 frequências semanais para 13 capitais brasileiras.
De Lisboa, a TAP opera voos diretos para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus. Já a partir do Porto, a companhia oferece ligações para São Paulo e Rio de Janeiro. No total, a rede da TAP abrange 13 cidades no Brasil, distribuídas por 15 rotas que partem de Lisboa e Porto.