A companhia aérea estatal Pakistan International Airlines (PIA) anunciou hoje a retoma das operações de voo para a Europa em janeiro de 2025, depois de levantada uma proibição imposta pela União Europeia em 2020 devido a questões de segurança.

“A PIA retoma os voos para a Europa. O primeiro voo da PIA partirá de Islamabad com destino a Paris em 10 de janeiro de 2025″, disse o porta-voz da PIA, Abdullah Hafeez, em comunicado, adiantando que na fase inicial vão ter lugar dois voos semanais, às sextas e domingos.

A suspensão da autorização de operação por parte da Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) ocorreu após um escândalo relacionado com a validade das licenças dos pilotos, precedido por um acidente de avião da PIA em que morreram 97 pessoas.

A proibição foi levantada no mês passado, depois de a companhia aérea ter implementado reformas para resolver estas questões e cumprir os padrões internacionais de segurança.

Antes da proibição, a PIA voava para a Dinamarca, França, Itália ou Espanha, especificamente para a cidade de Barcelona, onde vive uma grande comunidade paquistanesa.

Em outubro, a companhia estatal suspendeu voos devido à falta de combustível por falta de pagamento e em setembro imobilizou 14 dos seus 31 aviões devido a uma grave crise financeira.