A tempestade de neve em França causou “atrasos significativos” no aeroporto Charles-de-Gaulle, em Paris, e as autoridades já pediram às companhia que cancelem 10% dos seus voos, avançou a Agência France Presse (AFP).

As equipas do Grupo ADP – Aeroportos de Paris estão “mobilizadas para limpar a neve das pistas e descongelar os aviões”, de modo a garantir a segurança dos passageiros, garantiu uma fonte oficial à AFP, ressalvando que esta trabalho tem “atrasado as operações”.

Uma tempestade de neve atingiu França esta manhã, com mais de 50 localidades em alerta laranja devido à ocorrência também de gelo e ventos.

A Direção-Geral da Aviação Civil (DGAC) pediu hoje às operadoras que cancelem 10% dos seus voos com partida ou chegada ao aeroporto francês, entre as 13:30 e 23:59 (hora local, menos uma em Lisboa).

De acordo com a DGAC, o atraso médio dos aviões que chegaram ao aeroporto Charles-de-Gaulle é de mais de uma hora e meia, tendo sido afetados 71 voos.

Por sua vez, no aeroporto Nantes-Atlantique verificaram-se atrasos nas chegadas de, em média 36 minutos, afetando três voos, enquanto no de Orly não se verificaram atrasos.

No aeroporto de Le Bourget, que costuma receber os aviões executivos, também são esperados atrasos consideráveis.

A Air France já divulgou uma mensagem a dar conta de que as suas operações estão afetadas nos aeroportos de Charles-de-Gaulle e Paris-Orly.

“[…] Não podem ser excluídos cancelamentos de última hora e atrasos relacionados com este episódio”, sublinhou.

A companhia aérea disse ainda, em comunicado, que os clientes com uma reserva para um voo de curta ou média distância, para hoje ou sexta-feira, podem adiar, gratuitamente, a sua viagem ou receber um reembolso, caso já não queiram viajar.