O novo Airbus A321XLR, com a matrícula EC-OIL, descolou do Aeroporto Internacional Madrid-Barajas (MAD) às 08h18, hora local, do dia 6 de novembro de 2024, com destino ao Aeroporto Paris-Charles de Gaulle (CDG), onde aterrou cerca das 10h00 locais. Tratou-se do primeiro voo comercial de sempre de um Airbus A321XLR

A Airbus entregou a primeira aeronave A321XLR à Iberia na sua fábrica de Hamburgo-Finkenwerder (XFW) poucos dias antes, a 30 de outubro de 2024. A aeronave está equipada com 182 assentos, 14 dos quais em classe executiva.

A transportadora de bandeira espanhola utilizará a aeronave recentemente entregue em alguns voos de familiarização para Paris-CDG e Londres-Heathrow (LHR) no início de novembro de 2024, antes de a atribuir a rotas transatlânticas. Boston-Logan (BOS) já foi confirmado como o primeiro destino do A321XLR nos EUA.

Espera-se que o A321XLR forneça uma forma eficiente de operar rotas de menor densidade em longas distâncias, por exemplo, permitindo o lançamento de novos serviços ponto a ponto ligando cidades secundárias em lados opostos do Atlântico.

Esperava-se que o cliente lançador do A321XLR fosse a transportadora libanesa Middle Eastern Airlines (MEA), mas o primeiro slot de entrega foi transferido para o International Airlines Group (IAG), que encomendou 14 aeronaves do novo tipo.

Originalmente, a Aer Lingus seria a primeira operadora do A321XLR, mas as disputas laborais na companhia aérea irlandesa levaram a IAG a transferir o primeiro A321XLR para a Iberia.