Um trágico acidente no Aeroporto de Helsínquia-Vantaa provocou a morte de um trabalhador de solo da Aviator Finland nas primeiras horas da manhã de sábado. O incidente aconteceu por volta das 5h, enquanto um Airbus A350 da Finnair, proveniente de Tóquio (voo AY62), era transferido para uma área de estacionamento remota, após o desembarque dos passageiros.

De acordo com informações preliminares divulgadas pela imprensa escandinava, o trabalhador realizava a manutenção do sistema de esgoto da aeronave quando a equipa de reboque começou a movimentar o avião, aparentemente sem notar a presença de um camião de serviços sanitários próximo à parte traseira da aeronave. O trabalhador acabou preso entre o avião e o veículo, sofrendo lesões fatais.

Equipas de emergência foram imediatamente acionadas, e, embora a polícia finlandesa não suspeite de crime, foi iniciada uma investigação criminal para apurar as ações da equipa de reboque. As autoridades estão a investigar uma possível negligência, considerando uma acusação de “provocação de morte e risco à segurança”.

A Finnair expressou profundas condolências à família do trabalhador e assegurou sua total colaboração com as autoridades na investigação em curso. Este acidente levanta sérias questões sobre a segurança no solo em operações aeroportuárias, sublinhando a necessidade de uma coordenação rigorosa entre as equipas responsáveis pela manutenção e reboque.