A Riyadh Air, a nova companhia aérea premium da Arábia Saudita, confirmou um pedido firme de 60 aviões Airbus A321neo. Este acordo estratégico foi formalizado durante o evento Future Investment Initiative (FII) em Riade, representando um passo importante no crescimento da companhia.

A assinatura contou com a presença de figuras de destaque, incluindo Yasir Al-Rumayyan, governador do Fundo de Investimento Público (PIF) e presidente da Riyadh Air; Tony Douglas, CEO da companhia; Christian Scherer, diretor comercial da Airbus; e Benoit de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves comerciais.

Fundada em 12 de março de 2023 e com sede no Aeroporto Internacional King Khalid, em Riade, a Riyadh Air é uma nova companhia aérea saudita com ambições de expandir para mais de 100 destinos até 2030, visando tornar-se a maior companhia do Médio Oriente. A empresa que tem planos para iniciar em 2025 a operação de voos domésticos e internacionais, abrangendo uma vasta rede de destinos no Médio Oriente, África, Ásia, Europa, América do Sul e América do Norte.

A Riyadh Air posiciona-se como uma companhia aérea global, projetando contribuir com 20 mil milhões de dólares ao PIB saudita não-petrolífero, além de gerar mais de 200 mil empregos diretos e indiretos. Esse desenvolvimento também visa fortalecer Riade como um centro de aviação importante na região, rivalizando com gigantes como Emirates, Etihad, Qatar Airways e Turkish Airlines..

O Airbus A321neo, modelo solicitado pela Riyadh Air, destaca-se por ser o maior da família A320neo e oferece vantagens de alcance e eficiência. Com motores de nova geração e Sharklets, a aeronave reduz o ruído em 50% e economiza mais de 20% em combustível e emissões de CO₂, ao mesmo tempo que otimiza o conforto na cabine de corredor único mais espaçosa do mercado.