Durante um treino de lançamento de carga de um avião C-130 da Força Aérea Portuguesa (FAP), ocorrido na tarde desta quarta-feira, ocorreram danos leves em dois veículos. Algumas pessoas em Sarilhos Pequenos, no concelho da Moita, foram atingidas por água com corante azul.
A Força Aérea e a GNR estão no local a conduzir investigações, utilizando um drone para verificar possíveis danos adicionais causados pela queda de pelo menos 16 recipientes com líquido.
De acordo com fontes, a água tingida com corante azul tinha como objetivo marcar o ponto de impacto e avaliar a precisão do lançamento. A expectativa é que o lançamento deveria ter ocorrido na Base Aérea 6, no Montijo. No entanto, devido a um erro, acabou por cair em terrenos na zona de Sarilhos Pequenos.
O incidente ocorreu por volta das 16h40, quando os recipientes caíram num terreno na Estrada Quinta do Mocho, no concelho da Moita. O impacto é bem visível, com o líquido azul a ter atingido viaturas, estruturas existentes no local e plantações de batatas.
O avião C-130 aterrou em segurança na Base Aérea do Montijo minutos depois.
A Força Aérea Portuguesa garantiu que os danos materiais serão avaliados para eventual compensação, sublinhando que a carga largada era composta por material biodegradável e não corrosivo, não representando risco para pessoas, animais ou o ambiente.