A Hi Fly finalizou um extenso teste de voo com a mais recente aeronave que integra agora a frota da companhia, o Airbus A330-200, com registo 9H-MFS. O avião com cerca de 19 anos e número de série 700, foi originalmente entregue à TAM em outubro de 2005.
A companhia informou que, antes de integrar oficialmente a frota da Hi Fly, o avião passou por rigorosos testes de voo funcionais, um processo para o qual a companhia tem total capacidade e experiência para executar internamente.
O voo de verificação funcional ocorreu no Aeroporto de Beja, sob a liderança do Comandante Carlos Mirpuri, Vice-Presidente do Grupo Hi Fly. Juntaram-se os Comandantes Peter Holemans e João Domingues, bem como o Engenheiro Pedro Gomes, que atuou como Engenheiro de Testes de Voo.
O voo do A330-200 teve uma duração de três horas, durante as quais a tripulação especializada realizou uma avaliação detalhada. Um dos testes mais importantes foi o do sistema hidráulico de emergência, com a turbina eólica de emergência (RAM Air Turbine – RAT).
Durante o voo, o Airbus foi levado ao limite, com testes rigorosos de vários sistemas, incluindo a pressurização – até à altitude em que as máscaras de oxigénio dos passageiros são ativadas – como parte de mais de 50 pontos de verificação.
Após a conclusão de todas as verificações, o Comandante Carlos Mirpuri demonstrou satisfação com os resultados: “A aeronave está em ótimas condições e pronta para se juntar à nossa frota. Demos ao 9H-MFS um atestado de saúde limpo.”
A Hi Fly é uma companhia aérea privada, de matriz portuguesa, especializada no aluguer de aeronaves comerciais com tripulação, manutenção e seguro incluídos (ACMI). Trabalha com dois certificados de operador aéreo, um registado em Portugal e outro em Malta.