A nova companhia da Arábia Saudita, Riyadh Air, realizou o primeiro voo não comercial a 12 de setembro de 2024, de Riyadh para Jeddah, como parte do programa de voos de teste da companhia aérea, necessário para obter seu Certificado de Operador Aéreo (AOC). O voo RXI5001, foi operado pelo Boeing 787-9 Dreamliner, com o registo HZ-ARA.

Assim que seu AOC for concedido pela Autoridade Geral de Aviação Civil (GACA) do Reino, a companhia aérea terá permissão para iniciar serviços comerciais de passageiros e carga, utilizando a frota de Boeing 787-9 Dreamliners, conforme anunciado pela primeira vez em 2023.

A Riyadh Air, uma subsidiária do Fundo de Investimento Público do país e uma companhia irmã da transportadora nacional já estabelecida, Saudia, espera lançar serviços regulares a partir de 2025. Lançada pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman em março de 2023, a companhia aérea faz parte integrante da ambição do Reino de se tornar uma potência global da aviação sob o plano de crescimento ‘Visão 2023’.