Um passageiro norueguês embarcou num avião no aeroporto alemão de Munique sem bilhete durante dois dias consecutivos e, no segundo dia, chegou a voar para a Suécia, disse a polícia na passada terça-feira.
O homem de 39 anos contornou pela primeira vez a segurança no Terminal 2 do segundo aeroporto mais movimentado da Alemanha, no dia 4 de agosto.
O passageiro passou pelo pessoal da companhia aérea na porta de embarque e embarcou num voo da Lufthansa.
No entanto, o voo estava cheio e o truque foi descoberto por não existirem lugares disponíveis. O homem foi entregue à polícia, que o acusou, mas libertou-o de seguida.
No dia seguinte, o norueguês tentou novamente utilizando o mesmo método. Desta vez, embarcou com sucesso no voo LH2418 da Lufthansa para Estocolmo, na Suécia, que tinha lugares disponíveis, segundo o porta-voz da polícia, Sebastian Pinta.
Quando chegou a Estocolmo, na Suécia, o pessoal do aeroporto reparou nele porque queria regressar imediatamente a Munique. Foi então detetado e entregue à polícia.
As autoridades encontraram ainda na sua posse uma faca com uma lâmina de 10 centímetros. O passageiro enfrenta acusações na Alemanha por invasão de propriedade e evasão de tarifas.
O porta-voz da polícia, Sebastian Pinta, realçou que o homem não representava qualquer perigo. Está agora a ser investigado por entrada ilegal e fraude de transporte, acrescentou.
O aeroporto de Munique afirmou que está a investigar como é que o homem conseguiu contornar as verificações de segurança. O porta-voz do aeroporto afirmou, “Levará algum tempo para esclarecer o incidente. Estamos a investigar como o passageiro conseguiu contornar a verificação automática do cartão de embarque antes da verificação de segurança. A companhia aérea está também a verificar a verificação do cartão de embarque nos portões de embarque, onde é responsável pela verificação.”