Um avião da Ryanair, que partiu ao início da manhã com destino a Belfast, sofreu problemas técnicos na aeronave que resultaram numa aterragem de emergência no aeroporto de Faro. O voo FR 9561, operado pelo Boeing 737-800 com matrícula EI-EVK, tinha descolado às 7h50 deste domingo.

Segundo Vítor Vaz Pinto, comandante regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que coordenou a resposta, o avião aterrou e segurança, apesar dos problemas que levaram à declaração de uma situação de emergência.

Fontes no local referiram, que origem dos problemas técnicos estaria relacionada com rebentamento do pneu traseiro esquerdo da aeronave no momento da descolagem, o que deixou a pista inoperacional durante alguns minutos devido aos detritos.

Devido a essa situação, o protocolo de resposta a acidentes graves no Aeroporto foi acionado. O alerta amarelo foi emitido às 8h14, indicando que os meios de socorro estavam em prontidão. Dois minutos depois, às 8h16, o alerta vermelho foi acionado, resultando no envio de recursos adicionais para o Aeroporto, conforme previsto no protocolo.

Um grande contingente de recursos foi mobilizado para a infraestrutura aeroportuária do Algarve, incluindo 100 profissionais, 42 veículos e uma embarcação.

Antes de aterrar, a aeronave da Ryanair esteve em espera com o objetivo de gastar combustível, uma medida de segurança comum em casos de emergência.

O incidente foi encerrado às 9h35, de acordo com o comandante Vítor Vaz Pinto.