Os equipamentos de medição de ventos adquiridos pela NAV – Navegação Aérea de Portugal, no valor de 4,5 milhões de euros, serão instalados no Aeroporto da Madeira em setembro, indicou hoje o secretário regional de Economia, Turismo e Cultura.

Eduardo Jesus falava na Assembleia Legislativa, no debate na especialidade das propostas do Orçamento Regional e do Plano de Investimentos para 2024 sobre os setores que tutela, aos quais foram alocados 41 milhões de euros.

“A nível das infraestruturas, no Aeroporto Internacional da Madeira, tendo sido já contratualizado pela NAV, os equipamentos de medição dos ventos, serão instalados em setembro deste ano”, adiantou o governante.

O Aeroporto Internacional da Madeira é o único no mundo cujos limites de vento são obrigatórios – 15 nós –, embora tenham sido impostos em 1964 e definidos com base em estudos que usaram um avião DC3 da II Guerra Mundial, quando a pista tinha 1.600 metros, sendo que atualmente tem 2.781.

A Autoridade Nacional de Avaliação Civil (ANAC) assegurou, em julho do ano passado, haver disponibilidade deste organismo para rever os limites do vento impostos para a operacionalidade no Aeroporto da Madeira, perspetivando uma decisão em 2026, depois de os equipamentos serem testados.