Um passageiro foi detido no aeroporto de Ibiza, em Espanha, esta quinta-feira, por suspeita de ameaça de bomba num avião com destino a Bérgamo, na Itália. As operações no aeroporto estiveram interrompidas durante 45 minutos.

Segundo a Guardia Civil, o homem que alegadamente transportava um dispositivo explosivo estava no interior do avião, que já tinha descolado. A aeronave regressou ao aeroporto de Ibiza.

Após aterrar, o avião da companhia aérea Ryanair foi retido no aeroporto até à chegada das autoridades e o homem acabou por ser detido.

Segundo o operador do aeroporto, Aena, a atividade foi interrompida entre as 15h45 e as 16h30 (horário local), altura em que foram ativados os protocolos de segurança e interveio a Guardia Civil.

Os voos que deveriam ter partido ficaram em terra e os que deviam ter aterrado em Ibiza foram desviados para outros destinos.

Mais tarde, a Guarda Civil revelou que foi o passageiro, que se encontrava sob o efeito de álcool, que alegou transportar uma bomba quando estava dentro do avião.

Foi acionado o Grupo Especial de Desativação de Explosivos (GEDEX), que se encarregou de realizar as respectivas fiscalizações, tendo confirmado que se tratava de um falso alerta de ameaça de bomba.