A ANAC acaba de certificar de certificar a IFA – International Fligh Academy para a prestação de cursos Airline Pilot Standard – Multi Crew Cooperation, tornando esta escola a única com certificação destes cursos APS/MCC no nosso país e permitindo aos seus alunos aprenderem a trabalhar em equipa num avião e com os procedimentos que derivam diretamente das companhias aéreas.
Introduzido porque a indústria da aviação reconheceu que os pilotos recém-formados enfrentavam desafios durante a transição de aeronaves de aviação geral para as companhias aéreas, o programa APS/MCC – para além das aulas teóricas – inclui 42 horas de treino num simulador totalmente idêntico ao avião que os alunos irão voar em linha aérea, tanto em layout de cockpit como operação dos sistemas (a IFA usa um simulador A320).
Durante o curso, os alunos utilizarão SOP (Procedimentos operacionais) específicos de Companhias Aéreas ou Airbus, onde aprendem a operar o avião de acordo com o fabricante e a priorizar as tarefas de cockpit dividindo funções entre pilot flying e pilot monitoring. Este curso também é ministrado por instrutores de companhias aéreas muito experientes, a maioria deles TRI e TRE altamente qualificados neste tipo de aeronave. Como mencionado anteriormente, o APS/MCC tem 42 horas de instrução em simulador e 86 horas de instrução teórica que inclui:
* Sistemas A320;
* Módulos CCM;
* Treino avançado em aeronaves a jato com asas varridas;
* Treino em cenário de operações aéreas.
A instrução combinada de simulador com a componente teórica é de uma extensão e profundidade incomparáveis e fornece praticamente a mesma carga teórica e prática de um curso de qualificação de tipo.
De acordo com o Diretor Executivo da IFA, José Madeira: “As vantagens deste curso são múltiplas para o futuro dos alunos: O APS/MCC proporciona uma transição muito mais eficaz para o mundo das companhias aéreas, ajudando o aluno na disciplina de MCC e no domínio da aeronave, dos seus sistemas e procedimentos. Isto levará, de forma muito prática, a uma facilidade muito maior nos testes de acesso a companhias realizados em simulador, nos cursos de qualificação de tipo (type rating) e line training em qualquer tipo de aeronave”.
“Por todas estas razões, a IFA acredita firmemente que o APS/MCC é uma ferramenta que traz um enorme valor acrescentado aos estudantes que pretendam tornar-se pilotos de linha aérea”, conclui o mesmo responsável.
Mais informação em https://ifa-training.com/aps-mcc/