O Reino Unido é certamente um dos locais do mundo que oferece o maior número de shows aéreos na temporada de verão. Atualmente, o RAF Cosford Airshow é o último destes shows aéreos organizados pela Royal Air Force (RAF), sendo um eventos aeronáuticos pagos mais populares, atraindo milhares de espectadores para a base de Engenharia da RAF.
Além das apresentações da Royal Air Force, a edição deste ano contou com uma variedade de performances militares internacionais e operadores civis. Numa retomada dos grandes eventos pós-pandemia, o RAF Cosford Airshow 2023 esgotou os bilhetes, contando com a presença de 55.000 pessoas, num dos dias mais quentes e húmidos do ano na região das Midlands.
Cosford é uma base aérea bastante desafiadora para a realização de uma exposição estática de aeronaves, pois falta uma área pavimentada adequada. As áreas de concreto disponíveis são reduzidas, fazendo com que o layout da exposição estática se apresente bastante aleatório. Destacaram-se nesta exposição um trio de Jaguars, todos com as cores “Raspberry Ripple”, e excelentes exemplos preservados do Tornado GR4, Tornado F3, Sea Harrier FA2, Harrier GR3 e vários BAE Systems Hawk T1.
Este ano, a aeronave estática da RAF mais popular entre os visitantes foi um Lockheed Martin C-130J-30 Hercules C4 do 47º Esquadrão. Formaram-se longas filas para visitar a aeronave que persistiram durante grande parte do dia. O Hercules foi aposentado no final de junho, após 56 anos de serviço na RAF. Uma cerimônia oficial foi realizada antes do Show Aéreo de Cosford para assinalar a retirada da frota que será substituída pelos Airbus A400 Atlas C1.
Para muitos visitantes, um dos destaques do show é a Vila Vintage. Ao lado de algumas atrações terrestres de época, a Vila atrai algumas aeronaves históricas para a exposição estática. A peça central foi o Douglas C-47A Skytrain ‘Pegasus’ da Aero Legends, que marca o 75º aniversário do início da Ponte Aérea de Berlim. Mas sem dúvida, o maior destaque deste ano foi a presença de o Supermarine Spitfire IX LZ842. Esta aeronave foi recentemente restaurada para voar pelo Biggin Hill Heritage Hangar e estava a fazer uma das suas primeiras aparições públicas. Acredita-se que seja o segundo Spitfire MkIX mais antigo em condições de voo e atualmente é a única aeronave a voar com um motor Rolls Royce 63. Estavam também presentes um trio de Havilland Canada Chipmunk T10, incluindo o Chipmunk ‘Royal’ WP903 e um exemplar nas cores da Força Aérea Portuguesa, que ainda é operado atualmente para instrução básica de Cadetes em Portugal.
Mas para os milhares de visitantes que acorrem anualmente a Cosford a principal atração contínua a ser o show aéreo. A exibição começou pelas onze da manhã e decorreu durante seis horas, quase sem intervalos, apesar dos cancelamentos por motivos técnicos que afetaram várias aeronaves que constavam do programa. O NH90 Caiman da Força Aérea Belga, o KC-135 Stratotanker da USAF, o Vampire Norueguês, os Black Cats da Marinha Real, o Jet Provost e o Tutor da RAF, acabaram por não fazer parte do alinhamento previsto.
O show foi aberto pela Equipa de Paraquedismo Phenix da Força Aérea e Espaço da França, seguidos da Equipa de Paraquedismo Falcons da RAF, que fez história com a sua exibição: os paraquedistas saltaram de um Lockheed Martin C-130J-30 Hercules C4, sendo a última vez que qualquer pessoal militar do Reino Unido faria um salto de paraquedas de um Hercules operado pela RAF.
Cosford foi a primeira exibição pública da temporada de 2023 para o display do helicóptero pesado Chinook HC6A. Esta exibição continua sendo uma das favoritas do público com sua presença e o distintivo som das pás.
A exibição solo do Eurofighter Typhoon FGR4 é sempre um momento destacado em qualquer show. Infelizmente, a formação planejada com o Lancaster do BBMF foi uma das exibições que não se concretizaram devido a problemas técnicos no bombardeiro. No entanto, a Esquadrilha Memorial da Batalha da Grã-Bretanha apresentou sua dupla de caças Supermarine Spitfire Vb e Hawker Hurricane IIc.
Duas esquadras de exibição internacionais adicionaram brilho ao espetáculo aéreo. Os Royal Jordanian Falcons iniciaram a sua turné anual pela Europa em Cosford, com uma rotina muito bem executada em seus quatro aviões Extra 330LX. Eles foram acompanhados pela Patrouille Suisse, fazendo a sua primeira e possivelmente última aparição em Cosford, com seus seis Northrop F-5E Tiger IIs. Embora Cosford tenha recebido algumas esquadras militares internacionais nas últimas edições, há muito que o evento não atraia grandes patrulhas acrobáticas europeias, tornando a participação suíça ainda mais especial.
No entanto, roubando a atenção para muitos na multidão, estavam naturalmente os Red Arrows que operam os belíssimos BAE Systems Hawk T1. A esquadra acrobática da Royal Air Force apresentou a sua rotina de 2023, que apresenta algumas novidades e tem uma duração superior a vinte minutos. Seguiu-se o Lockheed Martin F-35B Lightning. Embora breve, a aparição do F-35B foi um pouco mais substancial este ano, com dois voos rasantes e uma paragem barulhenta no centro da multidão antes de acelerar sem esforço de volta à sua base em RAF Marham.
Complementando as exibições históricas, tivemos um poderoso Yakovlev Yak-3UTi-PW, além do duo do Rolls Royce Heritage Flight com o Supermarine Spitfire PRXIX e o North American P-51D Mustang. Uma adição tardia ao show foi também o Boeing-Stearman N2S Kaydet da Kennet Aviation. O show deste ano foi encerrado com chave de ouro por um Avro Lancaster B1, que realizou uma exibição sublime.
O RAF Cosford Air Show continua a ser extremamente relevante, não apenas para o circuito de exibições, mas também para as Forças Armadas do Reino Unido. É uma oportunidade para uma base ativa da RAF mostrar toda a indústria aeroespacial de apoio, o estilo de vida militar e uma ampla variedade de profissões que os militares exercem. O RAF Cosford Air Show retornará a 9 de junho de 2024.