Um avião militar caiu na terça-feira perto da Base Aérea de Kirtland e do aeroporto internacional de Albuquerque, a maior cidade do Estado norte-americano do Novo México, num acidente que causou ferimentos graves no piloto.

O piloto, a única pessoa a bordo, conseguiu escapar após o acidente, que ocorreu por volta das 14:00 de terça-feira (21:00 de terça-feira em Lisboa) numa zona a sul do aeroporto.

O único ferido foi transportado para o hospital com ferimentos graves, de acordo com fonte do Corpo de Bombeiros de Albuquerque, citado pela agência Associated Press (AP).

As autoridades não adiantaram que tipo de aeronave esteve envolvida no acidente perto da Base Aérea de Kirtland, mas de acordo com os meios de comunicação social norte-americanos trata-se de um caça F-35B Lightning II.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram marcas de um incêndio numa encosta.

A Base Aérea de Kirtland está a liderar a investigação do acidente, de acordo com a AP.

Esta é a segunda queda de um avião militar no Novo México no espaço de um mês. Em abril, um F-16 Fighting Falcon caiu numa área remota perto da Base Aérea de Holloman, no sul do Estado, deixando o piloto com ferimentos leves, após se ter ejetado da aeronave.

Localizada no extremo sul de Albuquerque, a base abriga a 377th Air Base Wing , que conduz operações nucleares, treina e equipa forças expedicionárias. É também a sede do laboratório de investigação da Força Aérea.

Uma testemunha que estava a conduzir no momento do acidente, contou à AP que viu uma aeronave a despenhar-se, levantando uma nuvem de fumo preto.

Ao passar pelo local do acidente, viu um pedaço da aeronave no meio da estrada.