A Embraer anunciou recentemente a obtenção da aprovação ETOPS de 120 minutos para sua linha de aviões de transporte de passageiros, os modelos E190-E2 e E195-E2, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC), pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA). Essa aprovação, alcançada em 14 de março, é um reflexo do design avançado das aeronaves e da robustez dos sistemas.

A obtenção da certificação ETOPS-120 é um indicador da qualidade da aeronave e da confiabilidade. Para obter essa certificação, as aeronaves em operação devem atender a marcos específicos em termos de horas de voo acumuladas. Essa capacidade permite que os operadores dos modelos E2 realizem voos diretos sobre águas e áreas remotas, proporcionando economia de tempo e combustível.

A certificação ETOPS para os modelos E2 foi alcançada mais tarde do que o inicialmente previsto, principalmente devido aos impactos da pandemia global, que resultaram em uma redução significativa das operações aéreas e, consequentemente, num atraso na acumulação das horas de voo necessárias.