Devido aos problemas com alguns dos motores a Wizz Air anunciou cortes, que incluem a repentina suspensão de 21 rotas que que ligam a Hungria, Romênia, Luxemburgo, Sérvia e Eslovênia a diversos destinos.

Os cancelamentos pela Wizz Air estão vinculados a desafios na manutenção dos motores Pratt & Whitney nas aeronaves Airbus A320neo e A321neo.

Essas rotas canceladas servem diversos destinos europeus, abrangendo países como Portugal, Espanha, Albânia, França, Alemanha, Itália e Polônia.

Além disso, a Wizz Air também retirou cinco aeronaves de sua base na Polônia e eliminou 19 rotas nas últimas semanas, como parte de um processo gradual de redução das suas operações.

A Ryanair divulgou entretanto o lançamento de uma oferta de assistência para passageiros impactados pelos recentes cancelamentos de voos pela Wizz Air.

As rotas abrangidas pela oferta de assistência da Ryanair incluem trajetos como Tirana-Veneza, Milão-Porto, Roma-Cracóvia, Catânia-Frankfurt Hahn, Paris-Catânia e Valência-Wrocław.

“Ao passo que a Wizz Air continua a reduzir suas operações, cancelando rotas e reduzindo a frota em toda a Europa, a Ryanair mais uma vez se coloca à disposição para oferecer soluções aos passageiros afetados”, afirmou Jade Kirwan, diretora de comunicações da Ryanair.

Segundo o relatório financeiro da Wizz Air, a empresa tem planos para deixar inativas pelo menos 45 aeronaves até o final do primeiro trimestre de 2024, o que representa quase 20% da sua frota atual.