A Air India deu as boas-vindas à aeronave inaugural Airbus A350-900 da Índia no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Delhi. A aeronave, registada como VT-JRA, chegou das instalações da Airbus em Toulouse.
Este marco significa a liderança da Air India na revitalização da aviação indiana, marcando a primeira introdução de uma nova frota de aeronaves widebody em mais de uma década e posicionando-a como a primeira companhia aérea do país a operar o A350.
Campbell Wilson, CEO da Air India, saudou este como um momento crucial, enfatizando a personificação da transformação da companhia aérea no A350 e o compromisso de estabelecer novos padrões. A aeronave promete experiências de viagens de longo curso de alto nível e apresenta economia de voo excepcional e tecnologia de ponta, alinhando-se com as metas de sustentabilidade da Air India.
As operações comerciais do A350 da Air India começarão em janeiro de 2024, inicialmente para formação de tripulações no mercado interno e, posteriormente, para voos de longa distância em todo o mundo. A aeronave apresenta um layout de cabine de três classes com 316 assentos da Collins Aerospace, incluindo suítes privadas de Classe Executiva, Premium Economy e espaçosos assentos Economy. Todos os assentos incorporam sistemas de entretenimento de bordo Panasonic eX3 com ecrãs HD.
Este A350 é a primeira das 20 aeronaves encomendadas pela Air India, com previsão de entrega de mais cinco até março de 2024. Detalhes sobre sua programação de voos comerciais serão anunciados em breve.