O Governo Regional dos Açores aprovou a dotação de uma verba de 7,5 milhões de euros para a Tarifa Açores, em 2024, um valor superior ao inicialmente previsto nos anos anteriores.

“Foi aprovada a resolução que renova a atribuição do subsídio em benefício do passageiro residente na Região Autónoma dos Açores, designada de Tarifa Açores. A verba destinada ao referido subsídio é de 7 milhões e 500 mil euros”, avançou hoje, em Angra do Heroísmo, o vice-presidente do Governo Regional, Artur Lima.

O governante lia as conclusões do Conselho de Governo (PSD/CDS-PP/PPM), reunido em Ponta Delgada, na quinta-feira.

Criada em junho de 2021, a Tarifa Açores permite aos residentes no arquipélago viajar de avião entre ilhas por um valor máximo de 60 euros, ida e volta.

Em 2022, o executivo açoriano orçamentou um valor máximo de 6 milhões de euros para esta medida, mas acabou por reforçá-lo, no final do ano, para 7,1 milhões de euros.

Para este ano foram orçamentados inicialmente 6,5 milhões de euros, mas o valor já foi reforçado para 8,5 milhões de euros.

Segundo Artur Lima, o aumento da verba inicial para 7,5 milhões de euros, em 2024, “quer dizer bem do sucesso desta medida” e “resulta do aumento da procura”.

Em outubro, o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou que, desde junho de 2021, já tinham sido emitidos 625.795 bilhetes com a Tarifa Açores.

Também foi aprovada a renovação do subsídio de transporte interilhas de animais de companhia doentes, que, em 2024, se mantém fixado em “50% do montante final do preço cobrado pela concessionária do serviço de transporte aéreo”.