A Vietjet, maior companhia aérea privada do Vietname, formalizou uma nova encomenda de 20 aviões de fuselagem larga Airbus A330-900neo, com o objetivo de apoiar a sua expansão estratégica na próxima década.

O acordo foi assinado em Hanói, capital da República do Vietname, pela presidente da Vietjet, Nguyen Thi Phuong Thao, e por Wouter van Wersch, presidente da Airbus International. A troca de documentos teve lugar na presença do Presidente francês Emmanuel Macron e do Presidente vietnamita Luong Cuong, durante a visita oficial do Chefe de Estado francês ao país.

“Esta encomenda a longo prazo irá apoiar a contínua expansão da rede internacional da Vietjet, permitindo à companhia aérea aumentar o número de voos em rotas de alta capacidade na região Ásia-Pacífico, bem como introduzir futuros voos de longo curso para a Europa”, considera a Airbus em comunicado divulgado em Hanói e em França.

A presidente da Vietjet, Nguyen Thi Phuong Thao, afirmou:

“Os modernos aviões da Airbus, com os mais recentes níveis de eficiência e menor consumo de combustível, têm acompanhado o crescimento da Vietjet e continuarão a apoiar a expansão da nossa rede aérea global. A Vietjet mantém-se empenhada em oferecer maior conectividade e viagens aéreas sustentáveis a milhões de passageiros em todo o mundo.”

Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas da Airbus, comentou:

“A Vietjet consolidou-se como uma das companhias aéreas de crescimento mais rápido no mundo, combinando tarifas acessíveis com a calorosa hospitalidade vietnamita. Orgulhamo-nos de ter sido escolhidos para fornecer o A330neo como avião de fuselagem larga de eleição da Vietjet, e esperamos continuar a nossa parceria à medida que a companhia amplia o seu alcance.”

Este novo contrato duplica para 40 o número de encomendas firmes da Vietjet para o A330neo. Adicionalmente, a companhia tem ainda encomendados 96 aviões de corredor único da família A320neo. Atualmente, a Vietjet opera uma frota totalmente Airbus composta por 115 aviões da família A320 e sete A330-300.

A Vietjet opera atualmente voos internacionais para a Austrália, Índia e Cazaquistão com os seus A330-300, oferecendo aos passageiros maior conforto e mais opções, incluindo Classe Executiva. A frota A330 continuará a desempenhar um papel crucial à medida que a companhia expande para destinos mais distantes, respondendo às crescentes necessidades dos passageiros, tanto a nível nacional como internacional.

O A330-900, equipado com os motores de última geração Rolls-Royce Trent 7000, é capaz de voar até 7.200 milhas náuticas (13.300 km) sem escalas.

No final de abril de 2025, a família A330 já tinha registado mais de 1.800 encomendas firmes de mais de 130 clientes em todo o mundo. Tal como todos os aviões atualmente em produção, o A330-900neo pode operar com até 50% de combustível sustentável para aviação (SAF), com o objetivo de atingir os 100% até 2030.