A transportadora aérea luxemburguesa Cargolux anunciou resultados financeiros excepcionais para o ano de 2024, registando um lucro líquido de 448 milhões de dólares norte-americanos sobre receitas totais de 3,3 mil milhões de dólares — o melhor desempenho da sua história fora do período da pandemia de COVID-19.

De acordo com o CEO Richard Forson, estes resultados reflectem a agilidade da companhia e o seu compromisso com um serviço de excelência, mesmo num contexto de instabilidade geopolítica e transformações no mercado global. O aumento significativo dos volumes de comércio electrónico, especialmente oriundos do nordeste asiático, aliado à forte procura por serviços de carga, foram apontados como factores determinantes para este sucesso.

Entre os marcos operacionais de 2024, destacam-se:

  • A bem-sucedida integração das operações de assistência em escala da Luxair no Aeroporto do Luxemburgo, agora a cargo da Luxcargo Handling;
  • A estreia operacional da subsidiária Aquarius Aerial Firefighting em território espanhol, assinalando uma nova etapa na diversificação do grupo.

Olhando para 2025, a Cargolux reconhece os desafios que se avizinham, nomeadamente as tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos, a implementação de novas regulamentações ambientais por parte da União Europeia e os conflitos em curso na Ucrânia e no Médio Oriente. Apesar destas incertezas, a companhia mantém uma postura optimista, sublinhando a sua resiliência e liderança no sector no ano em que comemora o seu 55.º aniversário.