O Ejército del Aire espanhol colocou em operação o seu primeiro Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport), agora incorporado ao 45º Esquadrão. A informação foi divulgada pela fabricante europeia Airbus nesta sexta-feira, 11 de abril. Esta aeronave é a primeira de um total de três unidades de reabastecimento e transporte multifunção adquiridas pelo Ministério da Defesa espanhol em novembro de 2021.

O avião, que terá como base a instalação aérea de Torrejón de Ardoz, em Madrid, foi entregue instalações da Airbus em Getafe, também na capital espanhola, onde se localiza o centro de conversão do modelo A330 MRTT.

Jean-Brice Dumont, executivo da divisão de Poder Aéreo da Airbus Defesa e Espaço, destacou: “Com a incorporação do primeiro A330 MRTT, o Ejército del Aire passa a contar com a aeronave de reabastecimento aéreo mais avançada disponível atualmente. Este modelo oferece não apenas compatibilidade operacional com nações aliadas e maior autonomia estratégica, mas também amplia de forma significativa a capacidade de projeção, evacuação médica e abastecimento em voo.”

O A330 MRTT espanhol conta com um moderno sistema de reabastecimento do tipo mangueira e cesto, sendo capaz de voar por mais de 18 horas e percorrer até 16.000 km.

Considerado o único avião de reabastecimento e transporte estratégico de nova geração em serviço no mundo, o A330 MRTT destaca-se pela sua capacidade nativa de combustível — 111 toneladas — o que permite realizar missões de reabastecimento aéreo sem necessidade de tanques adicionais.

Além disso, a fuselagem do tipo wide-body permite que a aeronave seja utilizada como plataforma de transporte, podendo acomodar até 300 militares ou cargas de até 45 toneladas. Outra possibilidade é a adaptação do avião para evacuação médica (MEDEVAC), com instalação de módulos de macas e unidades de terapia intensiva.

Segundo a Airbus, os outros dois A330 MRTT destinados a Espanha ainda estão em processo de conversão em Getafe.