No dia 3 de abril de 2025, a Base Aérea N.º 8 (BA8), localizada em Ovar, recebeu o quarto helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado a reforçar as capacidades da Força Aérea Portuguesa (FAP) no combate a incêndios rurais.
Este helicóptero é parte de uma encomenda de nove unidades UH-60 Black Hawk, que irão integrar a Esquadra 551 – “Panteras”, especializada em missões de combate aéreo a incêndios e apoio à projeção de forças no terreno.
O transporte do helicóptero foi realizado por um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa, que partiu da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, no dia 31 de março, com destino a Dothan, Alabama, EUA. Após a carga ser realizada, o retorno aconteceu no dia seguinte, com a primeira paragem na BA11 e a chegada final à BA8 em Ovar. Durante as próximas semanas, o helicóptero passará por uma série de testes antes de ser oficialmente aceite pela Força Aérea.
O UH-60 Black Hawk tem a capacidade de transportar até 12 bombeiros totalmente equipados, além de carregar até 2950 litros de água para combate a incêndios. Com autonomia de voo de 2 horas e meia, este helicóptero de médio porte, bimotor, pode atingir uma velocidade de 314 km/h e tem um alcance de 555 km.