O Jumbo Stay, o famoso hotel situado num antigo Boeing 747-200 no Aeroporto Internacional de Estocolmo, declarou falência. O hotel encerrou as suas portas a 17 de março, o que resultou no cancelamento de mais de 800 reservas.

Caso não seja encontrado um comprador, existe o risco de o jato Jumbo ser desmontado, segundo reportagens de meios de comunicação suecos.

O Jumbo Stay já não apresentava bons resultados financeiros há algum tempo. A receita caiu drasticamente, passando de oito milhões de coroas suecas em 2019 para apenas quatro milhões de coroas em 2023.

Esta queda foi, em grande parte, atribuída ao aumento da concorrência com hotéis mais próximos ou mesmo dentro dos terminais do aeroporto, bem como à perda dos direitos publicitários no local. A crise provocada pela pandemia de COVID-19 também afetou de forma significativa a receita do estabelecimento.

Inaugurado em 2009, o Jumbo Stay, anteriormente conhecido como Jumbo Hostel, contava com 33 quartos e tinha um café com temática de aviação.

A falência do Jumbo Stay representa a perda de uma atração icónica em Estocolmo, que oferecia uma experiência única tanto para os amantes da aviação quanto para os turistas.

O Boeing 747-200 que servia de base ao hotel iniciou a sua operação com a Singapore Airlines em 1976 e, posteriormente, voou para companhias como a Pan Am, Cathay Pacific e Garuda Indonesia. O último operador foi a antiga empresa charter sueca Transjet.