A ANA – Aeroportos de Portugal registou no ano de 2024 um crescimento recorde no tráfego de passageiros em todos os seus aeroportos, salientando-se a expansão da rede de rotas e significativos investimentos estratégicos nas infraestruturas. Estes resultados reforçam a posição de Portugal como um Hub de aviação de referência na Europa e evidenciam o compromisso da ANA e da VINCI Airports com a melhoria contínua da experiência aeroportuária.
Nos Aeroporto da Madeira (FNC) e Porto Santo (PXO) receberam mais de 5 milhões de passageiros (+4,6% vs. 2023), representando um aumento de 50% face a 2019.
Com a inauguração no dia 8 de junho da nova rota Nova Iorque (Newark) – Madeira, a United Airlines passa a ser a única companhia americana a operar nos 5 aeroportos ANA, agora com as novas rotas para Faro e Madeira que iniciam no Verão de 2025.
Os aeroportos da Madeira e Porto Santo também consolidaram a sua operação ao longo do ano com um crescimento de 8% na atual temporada de inverno, garantindo um fluxo contínuo de tráfego para além da época alta.
O compromisso da ANA| VINCI Airports com a expansão da conectividade global traduz-se na introdução de novas ligações estratégicas e no aumento da capacidade em diversas companhias aéreas.
Nova companhia e destino direto:
- Nova Iorque (Newark) com a United Airlines (voo inaugural a 8 de junho)
Novos destinos diretos:
- Nantes e Londres (Luton) com a easyJet (14 rotas diretas à Madeira da companhia aérea)
- Edimburgo (Escócia) com a Ryanair (marca o retorno do 2º avião baseado na Madeira)
- Shannon (República da Irlanda) com a Ryanair
- Milão ((Malpensa) com a Ryanair
- Bruxelas com a Brussels Airlines (regresso)
- Londres (Luton) com a Jet2.com
- Nuremberga (Alemanha) com a Condor (operada pela Marabu)
- Bournemouth (UK) com a Jet2.com
Rotas inauguradas durante o inverno de 2024 e que se estendem para o verão de 2025:
- Reiquiavique com a Play
- Amesterdão com a easyJet
- Colónia com a Eurowings
- Estocolmo com a SAS