O INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) anunciou a adjudicação do concurso para a aquisição de helicópteros à empresa Gulf Med, no valor de cerca de 77,4 milhões de euros.

De acordo com o INEM, a proposta da Gulf Med, no montante de 77.475.160,00 euros, mais IVA, foi selecionada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para fornecer serviços de disponibilização, locação, manutenção, gestão de aeronavegabilidade e operação de meios aéreos para o instituto.

O INEM explicou que, com este procedimento, visa garantir a prestação de assistência médica de emergência aérea até 2030, contando com uma frota permanente de quatro helicópteros a operar em regime de 24 horas. Estes helicópteros, de médio porte, serão dedicados exclusivamente a missões de emergência médica e serão compatíveis com o transporte de incubadoras.

A contratação, que foi conduzida pelos SPMS com o apoio contínuo da Força Aérea Portuguesa, segue agora para a fase de habilitação, antes da assinatura do contrato, que está sujeita à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

O Governo já tinha aprovado uma resolução do Conselho de Ministros, autorizando uma despesa de até 97,4 milhões de euros para a contratação dos quatro helicópteros destinados ao INEM, com contrato válido entre julho de 2025 e junho de 2030.