Portugal enviou helicópteros SA-330 Puma para a Ucrânia como parte de um pacote de apoio militar no final de 2024. Não foi revelado se o pacote de ajuda incluiu a totalidade das unidades armazenadas.
Os helicópteros SA-330 Puma, que foram armazenados após a última missão em 2011 e posteriormente colocados à venda, possuem sistemas de controle de armamento que possibilitam o lançamento de mísseis Exocet, destinados a atacar navios. O radar ORB-31 de banda X, localizado na parte frontal do helicóptero, proporciona detecção de alvos na superfície marítima, além de alertas meteorológicos, navegação e controle de armamentos para alvos tanto na superfície quanto subaquáticos.
Em 2011, os helicópteros foram totalmente substituídos pelos EH101 Merlin. As últimas missões do SA-330 Puma envolveram transporte de pessoal e operações de busca e salvamento.
Essa entrega acontece após a transferência de helicópteros Ka-32 para a Ucrânia em setembro de 2024. Desenvolvidos na União Soviética a partir do modelo Ka-27, os Ka-32 são projetados para transporte de carga, resgates e combate a incêndios.