Passageiros que planeiem viajar de ou para a Alemanha no dia 10 de março de 2025 devem esperar grandes disrupções, uma vez que o Sindicato dos Serviços Públicos (ver.di) anunciou uma greve de 24 horas em quase todos os principais aeroportos alemães. A ação envolverá trabalhadores abrangidos pelo acordo coletivo para o setor público (TVöD) e cerca de 23.000 funcionários de handling. Esperam-se grandes atrasos, cancelamentos de voos e restrições operacionais.

Em comunicado à imprensa, a ver.di explicou que a greve é uma resposta ao impasse nas negociações salariais. “Não temos outra escolha senão tomar esta medida, pois os empregadores ainda não apresentaram uma proposta ou demonstraram qualquer disposição para atender às nossas justas reivindicações”, afirmou Christine Behle, Vice-presidente da ver.di. Ela destacou que os trabalhadores aeroportuários desempenham um papel essencial na manutenção da segurança e eficiência do transporte aéreo, e merecem salários justos e melhores condições de trabalho.

O sindicato exige um aumento salarial de 8%—ou um aumento mínimo de 350€ por mês—bem como bónus mais elevados para funções especialmente exigentes. Além disso, solicitam um aumento mensal de 200€ para estagiários e aprendizes, três dias adicionais de folga e uma nova conta “My Time” para oferecer maior flexibilidade na organização dos horários dos trabalhadores.

O ver.di anunciou a greve com antecedência para permitir que os passageiros ajustem os seus planos de viagem. “Lamentamos os inconvenientes que isto causará aos passageiros, mas sem colocar pressão sobre os empregadores, não haverá progresso nas negociações. Ao informar os passageiros com antecedência, esperamos dar-lhes tempo suficiente para se prepararem”, afirmou Behle.

Esta greve segue um acordo coletivo de setor celebrado no ano passado, que alinhou os salários das empresas privadas de handling com os dos trabalhadores do setor público. No entanto, o ver.di defende que são necessárias mais melhorias para enfrentar a crescente carga de trabalho e garantir uma compensação justa para os trabalhadores aeroportuários.

Os passageiros são aconselhados a verificar com as companhias aéreas atualizações, reagendar os voos sempre que possível e estar preparados para grandes atrasos no dia 10 de março.