A governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que a companhia aérea Azul lançará uma nova ligação aérea entre Recife e Madrid, destacando a relevância estratégica da operação. Segundo a governadora, este novo voo será um êxito, não apenas devido à elevada procura, mas também pelo seu impacto no turismo e nos negócios, impulsionando a economia local.
O Aeroporto Internacional dos Guararapes continua a expandir-se, contando atualmente com 46 rotas em operação. Apenas no ano de 2024, já foram registadas mais de 29 mil partidas a partir da capital pernambucana, com uma oferta global de 3,8 milhões de lugares.
A nova operação para Madrid terá início em junho, com três frequências semanais.
Até ao momento, a Azul ainda não divulgou oficialmente detalhes sobre a operação, incluindo a aeronave que será utilizada. No entanto, tendo em conta que os voos a partir do aeroporto pernambucano contarão com o Boeing 767 da euroAtlantic num contrato ACMI, é provável que a companhia procure otimizar essa parceria.
Recentemente a Azul também confirmou o lançamento de uma nova ligação entre o Aeroporto Internacional do Recife e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com início a 4 de junho.
Esta rota será operada pela euroAtlantic através de um contrato ACMI, utilizando aeronaves Boeing 767-300ER, que têm capacidade para 267 passageiros distribuídos em duas classes: 16 lugares na classe executiva e 251 na classe económica.
O serviço entre Recife e Porto terá duas frequências semanais, com partidas às quartas e sextas-feiras. Os voos sairão de Recife às 18h30 (hora local), chegando ao Porto às 06h30 do dia seguinte. No sentido inverso, as partidas do Porto serão às 10h00, com chegada prevista a Recife às 14h05 (hora local).
No que toca a outras ligações internacionais, o aeroporto de Recife dispõe atualmente de voos diretos para Portugal, Uruguai, Argentina, Chile e Estados Unidos. Com a introdução da nova rota, a Espanha passa a integrar a lista de destinos com ligação direta a Pernambuco, elevando para nove o número de rotas internacionais disponíveis até julho deste ano.