A Azul Cargo Express, unidade de carga da Azul, deu início às operações comerciais com os seus dois Airbus A321P2F no sábado, 15 de fevereiro.

Esta nova aeronave, o primeiro cargueiro Airbus operado pela Azul, descolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 11h, com destino a Manaus. O modelo A321P2F proporciona um aumento de até 50% no volume de carga transportada e 39% a mais em capacidade de peso em comparação com os Boienb 737 cargueiros anteriormente utilizados.

Graças ao maior volume por voo, o A321P2F permite à Azul otimizar o transporte de carga útil, resultando numa redução de 27% no consumo de combustível por tonelada-quilómetro ao longo do ano, face à frota anterior. Esta eficiência também contribui para uma diminuição anual de 9 mil toneladas nas emissões de CO₂, mantendo o mesmo volume de carga.

O voo inaugural, realizado com as aeronaves de matrícula PS-AJA e PS-AJB, marcou oficialmente o começo das operações destes cargueiros. Numa fase inicial, os aviões irão operar rotas domésticas entre Campinas, Recife e Manaus.

A companhia destaca que, além da maior capacidade de transporte e sustentabilidade, os A321P2F conseguem operar em aeroportos com diferentes dimensões e estruturas. Tal versatilidade vai ao encontro do objetivo da Azul de ampliar a conectividade no Brasil, atendendo a diversas regiões do país. Izabel Reis, diretora da Azul Cargo, afirmou que a empresa já planeia ampliar os serviços para além do território nacional. “Os nossos dois Airbus 321 têm autonomia para voos internacionais, e já estamos a projetar novas rotas para outros países. Também pretendemos utilizá-los em serviços de fretamento”, adiantou a executiva.

Neste momento, a prioridade da Azul Cargo é impulsionar a logística entre São Paulo, Amazonas e Pernambuco, com o transporte de mercadorias como encomendas de e-commerce, flores, produtos perecíveis, peças industriais, cosméticos, vestuário e medicamentos.