A Sevenair confirmou que retomará, a partir de 19 de fevereiro, os voos entre Bragança e Portimão.
Esta decisão foi anunciada após o Tribunal de Contas ter concedido o visto prévio ao contrato firmado entre o Estado e a transportadora aérea.
A ligação aérea, que abrange as cidades de Bragança, Vila Real, Viseu, Cascais e Portimão, terá uma frequência diária, de segunda-feira a sábado, até março. Entre abril e outubro, a operação passará a contar com duas ligações por dia.
De acordo com o contrato de concessão, com validade de quatro anos, a Sevenair assegurará os voos diários de segunda a sábado até março, duplicando a oferta nos meses de maior procura, entre abril e outubro.
Segundo a companhia, “o Governo recorreu a um novo ajuste direto para assegurar a continuidade desta rota”, após vários atrasos registados no âmbito do concurso público.
A Sevenair esclareceu ainda que suspendeu os voos a partir de 1 de outubro, devido à necessidade de regularizar dívidas pendentes, uma vez que, nessa data, terminou o segundo ajuste direto que permitia a continuidade do serviço.
O Ministério das Infraestruturas afirmou: “Concluídos todos os trâmites – concurso público, adjudicação do serviço à Sevenair, cumprimento dos compromissos financeiros, reposição das obrigações contratuais com o Estado e visto prévio do Tribunal de Contas – será possível retomar, a 19 de fevereiro, este serviço público essencial, devolvendo às populações do interior uma ligação aérea fundamental.”
Recorde-se que o contrato anterior entre o Estado e a Sevenair esteve em vigor de março de 2019 a fevereiro de 2022, tendo sido posteriormente prorrogado até fevereiro de 2024.