As Forças de Autodefesa do Japão (JSDF) encomendaram 17 helicópteros CH-47 Block II Chinook Extended Range para modernizar a sua frota, substituindo algumas das aeronaves CH-4 J/A. As aeronaves serão co-produzidas pela Boeing e pela Kawasaki Heavy Industries (KHI).
A Boeing e a KHI entregaram mais de 100 Chinooks às JSDF desde a década de 1980, tornando este um dos programas de fabrico sob licença mais duradouros e bem-sucedidos no Japão.
“Este contrato reforça a nossa relação de décadas com a KHI e proporciona melhorias críticas de capacidade que permitirão às Forças de Autodefesa do Japão operar aeronaves de transporte pesado durante muitos anos”, afirmou Heather McBryan, vice-presidente e gestora de programas de carga da Boeing. “A configuração Block II e os controlos de voo digitais vão modernizar e melhorar significativamente as capacidades de transporte de helicópteros do Japão, aumentando a estabilidade, segurança e eficiência das aeronaves.”
O CH-47 Block II Extended Range é a próxima geração de helicópteros multi-missão de transporte pesado. Apresenta um cockpit digital avançado, fuselagem reforçada, depósitos de combustível melhorados e outras inovações que aumentam o desempenho e asseguram compatibilidade com a crescente frota global de Chinooks modernizados. O design moderno e a arquitetura avançada de aviónicos possibilitam futuras atualizações tecnológicas e uma expansão adicional das capacidades operacionais.
Com esta aquisição, o Japão junta-se aos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha como o quarto cliente global desta configuração avançada, garantindo que as Forças de Autodefesa Japonesas permaneçam na vanguarda da aviação de transporte pesado por muitos anos.
Foto: Kiyoshi Sato