Um avião militar de combate com dois pilotos a bordo despenhou-se na Baía de San Diego, perto de Shelter Island, na quarta-feira, de acordo com o Departamento de Bombeiros de San Diego.

As equipas de resgate responderam ao alerta por volta das 10h15, após relatos de que uma aeronave militar com dois tripulantes se tinha despenhado na água, informou o SDFD.

A Marinha dos EUA confirmou que o avião envolvido era um EA-18 Growler da Marinha norte-americana – uma variante do Boeing F/A-18E/F Super Hornet – atribuído ao Esquadrão de Ataque Electrónico (VAQ) 135, com base na Base Naval de Whidbey Island, Washington.

Um barco de pesca fretado da H & M Landing foi o primeiro a chegar ao local e resgatou os dois militares da água. Frank Ursitti, gestor da empresa, afirmou que o comandante do Premier viu os aviadores ejectar-se do avião e prontamente manobrou para prestar assistência.

“Como todas as nossas equipas são treinadas em técnicas de salva-vidas, imediatamente viraram o barco e recolheram ambos os pilotos que estavam na água”, disse Ursitti.

Ursitti indicou que o acidente ocorreu poucos minutos depois da ejecção dos aviadores.

Ambos os militares estavam conscientes quando foram retirados da água, tendo sido transferidos para um barco da U.S. Customs and Border Protection e posteriormente transportados para o Centro Médico UC San Diego. Não foram revelados detalhes sobre a gravidade dos ferimentos, mas as autoridades militares afirmaram que o estado de saúde dos aviadores era estável.

A Base Naval de Coronado estabeleceu um centro de operações de emergência para investigar as causas do acidente. Ao final do dia, as autoridades navais confirmaram que os pilotos estavam em boas condições, embora fossem mantidos sob observação durante 24 horas por precaução. Também foi anunciado que o local do acidente subaquático tinha sido identificado e que embarcações de segurança estavam no local a trabalhar para minimizar o impacto ambiental.

A Marinha alertou o público para não se aproximar, tocar ou recolher quaisquer destroços que possam dar à costa, solicitando que qualquer avistamento seja comunicado às autoridades locais ou à Base Naval de Coronado.

Ainda não foram divulgadas as causas do acidente, estando a investigação em curso.